terça-feira, 26 de abril de 2016

Heráclito de Éfesio

A natureza está em constante movimento.


Podemos perceber essa afirmação partindo de uma simples observação da natureza, ou podemos olhar mais minunciosamente, isto é, especificando algo que queremos observar.




Mas podemos também pensar em nós humanos, pois também somos parte da natureza.

Ainda dentro do útero da mãe nos transformamos em feto, ao “nascer” somos bebês, nos tornamos criança, viramos adolescente, jovem, adulto e posteriormente velho e morremos. Podemos chamar de movimento da vida.

Se não quisermos categorizar a vida em etapas, podemos dizer que do nascimento a morte o ser humano nunca é estático, como uma fotografia que pode congelar o tempo.

Podemos então observar que o movimento provoca também a mudança.

Heráclito de Efésio foi um filósofo da Escola Jônica, portanto, podemos afirmar que sua filosofia se pauta no ARCHÉ, que para ele é o fogo. Portanto podemos afirmar que tudo surge do fogo e retorna ao fogo.

Mas para Heráclito, o movimento não é tão simples com um surgir e retornar ao Arché.

Para Heráclito, esse movimento comporta muitos outros movimentos.

Esses movimentos estão a gerar constantes transformações em tudo que existe.

Fragmento LI – “Um não pode entrar duas vezes no mesmo rio, nem apreender qualquer substância mortal em condições estável, mas dispersa e de novo reúne; forma e dissolve, e aproxima e afasta”.

Podemos observar que para Heráclito “tudo flui”, tal expressão em grego é conhecida como Panta Rei.

Sendo que os elementos que estão em um movime que estão em constante conflito, intitulado por ele de Devir a luta dos opostos.

Basta lembrar que esses opostos se dão concomitantemente, é só voltar a Heráclito onde ao mesmo tempo: “dispersa e de novo reúne; forma e dissolve, e aproxima e afasta”.

O dia não se transforma em dois ou em três, manhã, tarde e noite, mas sim, o dia comporta manhã tarde e noite. Isto é, no dia não é a manhã ou à tarde ou à noite, mas sim a manhã e à tarde e à noite.

Assim como a vida humana ao surgir do fogo não devem a criança que devem o adulto que devem o velho antes de retornar ao fogo. Não é uma coisa ou outra coisa ou... Mas a vida humana comporta a criança, e o jovem e o adulto

Mas esse movimento da natureza não acontece por acaso nem desordenado, pois para ele existe uma razão, uma inteligência que governa o universo, essa razão, inteligência Heráclito irá chamar de Lógos.
 

     Assista o vídeo da música Metamorfose Ambulante do Raul Seixas.


Escreva um texto comentando a filosofia de Heráclito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário